LEITORES

DIGITANDO E POETANDO

Minha foto
"Interligando Saberes na era digital de forma poética" Este Blog tem como objetivo buscar uma fundamentação teórica sobre Informática,Educação e poesia com o propósito de possibilitar a construção e a produção do conhecimento, sob olhar da aprendizagem significativa e atender aos profissionais da área de Educação.Sou professora da SEDF e escritora também...comecei a escrever por acaso, e como trabalho em um ambiente mágico e ladeada por crianças, despertou em mim, uma vontade imensa em escrever e contar poesias e histórias para elas.Desenvolvo um projeto de leitura na biblioteca para incentivar a leitura, inclusive de poesias. A Poesia de Liquidificador consiste em um método descoberto e inventado por mim para ensinar e estimular os alunos a criarem suas próprias poesias. Lendo a receita da poesia de liquidificador, a imaginação é estimulada!Surge cada poesia, como se fosse uma receita de bolo da vovó! Uma delícia de se ler! Bom apetite! Ou seja, boa leitura! Obrigada por ler e incentivar a leitura! Um beijinho com cheirinho de chiclete! Flávia de Moraes.

TRADUTOR: o tradutor web final agora com bandeiras! Traduzir o seu web, em 30 idiomas....

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DIGITANDO E POETANDO: LINUX EDUCACIONAL 4ª AULA - INTERNET E NOTÍCIA LEGAL...

O Silêncio

antes de existir computador existia tevê
antes de existir tevê existia luz elétrica
antes de existir luz elétrica existia bicicleta
antes de existir bicicleta existia enciclopédia
antes de existir enciclopédia existia alfabeto
antes de existir alfabeto existia a voz
antes de existir a voz existia o silêncio
o silêncio
foi a primeira coisa que existiu
um silêncio que ninguém ouviu
astro pelo céu em movimento
e o som do gelo derretendo
o barulho do cabelo em crescimento
e a música do vento
e a matéria em decomposição
a barriga digerindo o pão
explosão de semente sob o chão
diamante nascendo do carvão
homem pedra planta bicho flor
luz elétrica tevê computador
batedeira, liquidificador
vamos ouvir esse silêncio meu amor
amplificado no amplificador
do estetoscópio do doutor
no lado esquerdo do peito, esse tambor.

Carlinhos Brown Arnaldo Antunes- Poesia retirada da internet




LINUX EDUCACIONAL
4ª AULA - INTERNET

Data: 27/04/2010

1. Discussões sobre as questões iniciais: Conceito de internet. Que tipos de informações podemos encontrar na internet? Todas as informações são seguras? Vamos navegar? Que recursos você gostaria de buscar na Internet para melhorar suas práticas profissionais? Sobre que assuntos? Que sites gostaria de conhecer?

2. Dinâmica: Qual é o seu e-mail? Neste momento os professores deverão colher os e-mail dos colegas para a atividade final.

3. Mostrar interface do Linux Educacional: pasta de usuário, lixeira, ice e símbolo de conexão Wireless. Apresentar as barras de tarefas do Linux

4. Navegar no ICEWEASEL

5. Google – Pesquisa avançada (algumas dicas)
6. Google: Pesquisa de imagens
7. Navegar no site: http://webeduc.mec.gov.br/
Explorar a tela principal.
Navegar no Curso Mídias na Educação (explorar a opção de download).
Navegar no Rived (utilizar as opções de pesquisa).
Navegar no Domínio Público (utilizar as opções de pesquisa).
Navegar no site Portais Educacionais e em seguida no Plenarinho (utilizar as opções de diversão/jogos).
8.Criação da pasta pessoal de Favoritos. Adicionar os endereços navegados durante a aula nos favoritos.
9.Atividade prática:
Escolha o tema (curiosidade) de seu interesse, faça a pesquisa, elabore o texto, digite e edite o texto.
Ensinar a baixar uma imagem
Salvar na pasta e socializar as curiosidades
Ao final do trabalho, Exportar como PDF
10. Troca de e-mail – Atividade final (Troca das curiosidades)
Use o correio eletrônico para trocar as curiosidades com os colegas.
11. Diário de bordo: Colocar no Blog os Links interessantes e uma curiosidade






NOTÍCIA LEGAL:

Um Computador por Aluno (UCA): PUC Minas participa de implantação do projeto
A PUC Minas é uma das duas instituições de ensino superior confessionais do País a participar da implementação do projeto Um Computador por Aluno(UCA), desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC). Para tanto, é necessária uma ação ampla de formação de recursos humanos, estratégias de avaliação e iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O treinamento nas escolas está previsto para começar 15 dias após a entrega dos computadores, que deve ser conluída até o final de maio.

O projeto busca incorporar novas práticas pedagógicas no contexto escolar e da sala de aula, por meio do uso regular do laptop educacional em rede, e sua utilização na qualificação da educação brasileira.

A Universidade ficará responsável pela formação de professores e gestores de escolas municipais e estaduais de Minas Gerais, além da capacitação de professores da Universidade de Brasília (UNB) e da Federal de Roraima (UFRR), que atuarão em seus respectivos estados. Em cada unidade da Federação, pelo menos cinco instituições serão contempladas.

Em Minas, a Universidade também irá atuar na implantação de uma versão do projeto, denominada UCA Total, dirigido a cidades que possuem extensa cobertura digital. Nesse caso, os alunos, professores e gestores de todas as escolas de Tiradentes receberão laptops.

Fosso digital

Um dos idealizadores do projeto, o coordenador adjunto do Mestrado em Educação da PUC Minas, professor Simão Pedro Pinto Marinho, explica que o UCA busca diminuir o “fosso digital” entre os que têm e os que não têm acesso à informática. “Não dá para pensar a educação sem computadores na escola. Estamos trazendo para a escola um investimento que é do cotidiano da sociedade, já que os laptops são instrumentos de aprendizagem”, afirma Marinho, que é um dos nove assessores pedagógicos do Grupo de Trabalho de Assessoramento Pedagógico do projeto. De acordo com ele, o MEC adquiriu 150 mil computadores para distribuição.

Assessoria de Imprensa PUC Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário