LEITORES

DIGITANDO E POETANDO

Minha foto
"Interligando Saberes na era digital de forma poética" Este Blog tem como objetivo buscar uma fundamentação teórica sobre Informática,Educação e poesia com o propósito de possibilitar a construção e a produção do conhecimento, sob olhar da aprendizagem significativa e atender aos profissionais da área de Educação.Sou professora da SEDF e escritora também...comecei a escrever por acaso, e como trabalho em um ambiente mágico e ladeada por crianças, despertou em mim, uma vontade imensa em escrever e contar poesias e histórias para elas.Desenvolvo um projeto de leitura na biblioteca para incentivar a leitura, inclusive de poesias. A Poesia de Liquidificador consiste em um método descoberto e inventado por mim para ensinar e estimular os alunos a criarem suas próprias poesias. Lendo a receita da poesia de liquidificador, a imaginação é estimulada!Surge cada poesia, como se fosse uma receita de bolo da vovó! Uma delícia de se ler! Bom apetite! Ou seja, boa leitura! Obrigada por ler e incentivar a leitura! Um beijinho com cheirinho de chiclete! Flávia de Moraes.

TRADUTOR: o tradutor web final agora com bandeiras! Traduzir o seu web, em 30 idiomas....

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"O mito da telinha"- Como estou sempre buscando , encontrei esta poesia sobre o o texto O mito da telinha- ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador, de Graziela giusti Pachane, sei que vocês também vão gostar.



O MITO DA TELINHA

A tecnologia, se usada para o bem
Não tem contra-senso também.
É como os demais instrumentos.
Pra usá-los é preciso entendimento.

Não só a tecnologia
Deve ser usada com maestria.
É preciso competência
Pra fazer a diferença.

Temos aí a reciclagem
Contribuindo para a aprendizagem.
Por que o uso do computador
Pode tornar-se ameaçador?

Quando usado na escola
O computador não extrapola.
Tem a presença do professor
Para ser o condutor.

Quando a busca pelo saber
Vem de encontro ao nosso querer,
A tecnologia mais avançada
Pode ajudar nesta jornada.

No uso do computador
Não se é mero espectador.
Vai existir a interação
Com a nossa participação.

O computador é um aliado
Na luta pela educação.
Serão muitos os beneficiados
Com a sua inserção.

O que está no contexto,
Sobre o uso do computador,
Depende muito do êxito
Daquele que é professor.

Bem menciona Rubem Alves,
Sobre a caverna platônica,
As sombras não eram explicáveis.
Na época eram antagônicas.

O mito da telinha
lembra o mito da caverna.
Numa cultura mesquinha,
O conhecimento se hiberna.


Texto e imagem retirados da internet...

Nenhum comentário:

Postar um comentário